outubro 10, 2011

Quantas dessas Marias há por aí ?


Finalmente eu compreendi o real significado daquilo que ele tantas vezes tentou me dizer, simplicidade, humildade, determinação.
O que era pra ser um passeio de trem, deixou de ser apenas o admirar de uma paisagem indescritível para ser a maior lição de vida.
É apenas mais uma das tantas Marias que existem por aí, mais uma Maria do Ceará, de sotaque carregado. Não, não é mais uma Maria.
Observei-a por cerca de meia hora, debruçadas na janela do trem, sem trocar mais de meia duzia de palavras. Maria é daquelas pessoas que tem uma janela nos olhos, ao olhar pra ela você enxerga a alma.
Observei-a conversar com algumas pessoas, fiquei admirada, falava de cervejas artesanais, cursos, viagens, tinha um tom especial quando se referia aos filhos, um orgulho... Um orgulho simples.
Maria é bilingue, uma guia bilingue... Fala inglês e está aprendendo Francês, deve ter por volta de 60 anos e é a simpatia em pessoa. Faz piada dos próprios erros e não se envergonha em dizer que erra, que não sabe tudo, que ainda está em processo de aprendizagem.
Foram 3 horas de viagem, não a vi sentar um minuto sequer.  No finzinho ela me falou sobre o contraste das paisagens, passávamos por um lugar bem pobre, visivelmente pobre. O contraste com a riqueza da beleza que tinhamos visto pouco antes preocupava-a, ela me disse: "Os estrangeiros veem isso aí", referindo-se ao lixo espalhado por toda parte alí. Nesse momento a simplicidade de Maria me chamou ainda mais a atenção.
Olhando pra ela eu entendi o real significado de simplicidade, olhando pra ela eu senti um impulso de ir mais longe, tentar, recomeçar, senti vontade de aprender.
Maria é um aprendizado imenso, imerso em humildade. Ela não é mais uma das Marias que eu conheci.
Então , eu terminei o trajeto pensando em tudo aquilo que ele tinha me dito tantas vezes...  E eu nunca tinha compreendido. Humildade, simplicidade, determinação, é incrível como as pessoas deixam de ser mais uma Maria no mundo e tornam-se singulares quando deixam transparecer na humildade de um sorriso a grandeza de um ser.
Maria é pessoa rara, enxerga com o coração e carrega todos os sonhos do mundo nas mãos.  Quem dera todos os que passarem por aquele trem pudessem levar consigo um pouco do que Maria tem à ensinar, ainda que ela não saiba, em um vagão com mais de 40 professores, a lição mais importante era ela quem tinha a ensinar.
Comissária de Bordo, bilingue, brasileira, cearense, Maria não usava salto alto, roupa de grife, maquiagem, não tinha escova nos cabelos, perfume importado mas sem dúvida a pessoa mais linda que eu conheci. Três horas em pé, sorrindo, realizando os sonhos que lhes eram possiveis de realizar, os dela e os alheios. Maria é uma dessas pessoas que todos deveriam conhecer um dia.
 Quando eu for grande quero ser Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário