maio 22, 2010

Escolhas

Estive pensando, é mesmo bom que tenhamos livre arbítrio? Se não tivessemos de escolher ou este ou aquele,doce ou salgado, preto ou azul.... E se tudo na vida nos viesse imposto? E se não soubessemos da possibilidade de escolher??

Alguns diriam que seriamos infelizes e insatisfeitos; Não acho! É não acho mesmo, quem não conhece o sabor da liberdade tem medo dela...
A vida seria mais fácil se viéssemos com um manual de instruções que contivesse as regras a serem seguidas para um bom funcionamento. É sim, tipo uma máquina de lavar; Não se deve desprender a mangueira ou ela simplismente recusa-se a funcionar, acende uma luz vermelha e lá vai você ler o manual para descobrir o que fez de errado, tão simples você não seguiu as regras do fabricante.
Imagine só: Eu decido matar aula para sair com as amigas, tão imediatamente se acende uma luz vermelha e só volta a normalidade quando eu retorno à sala de aula, devido a minha programação nesse horário eu não posso sair de lá! Cómico eu sei, mas até que seria mais fácil. É como com a máquina de lavar, problema meu se quero desprender a bendita da mangueira, não vai funcionar assim, diz o fabricante.
 assim seguiriamos a vida"programada", sem muitas surpresas, basta que leiamos as insruçoes e pronto!
Esse negócio de poder escolher não dá certo, a gente nunca está satisfeito. Quero doce e não salgado, quero quente e não gelado... E ai fica sempre aquela dúvida e se eu escolher errado?
Poderia ser mais simples então, poderiamos ter liberdade de escolha por um periodo de testes e se não estivesse bom, escolheriamos tudo outra vez... Sei que você está pensando que essa liberdade existe, e eu concordo, mas não livre de culpas, de arrependimentos. Se escolho errado tenho que arcar com as consequências das minhas escolhas.
Tem horas que eu gostaria mesmo de ter as minhas ações pré-estabelecidas sem poder contesta-lás, Mas ai outros "se's" iriam surgir e me pertubar.
Não quero ter que escolher, mas não sei se quero que façam isso por mim... Talvez fosse mais fácil se tivessemos menos opções no nosso "eixo de seleção" ou se algumas peças pudessem ser combinadas sem problemas, ou sem causar estranheza. Mas quer saber, tudo bem o livre arbítrio existe e embora possa parecer contraditório problema meu se eu decido combinar saia verde e blusa laranja com lindos sapatos roxos. Desde que eu aceite as consequências das minhas escolhas, e esse é o único "defeito" do livre arbítrio...

2 comentários:

  1. Quero quente e não gelado...
    Sei lá..
    Dá pra ficar como está
    Mas é muito cômodo
    E a gente bem sabe
    o q é morno e meio termo não nos agrada
    Nos parece desinteressante
    Não é mesmo Keyti?
    Mas vc é inconstante,inquieta, uma incógnita
    É por isso q se torna difícil descrever o q representa para todos que estamos em sua volta. Bjuu fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Mas nós temos um manual de regras, e o sinal vermelho esta lá, é tudo uma questão de saber olhar ;)
    adorei o post

    ResponderExcluir