junho 20, 2011

Os Causos da minha avó...

Nunca fui muito de reclamar da vida, daquilo que eu não tenho e gostaria de ter... Sempre tive essa cara de nojo mesmo e, por isso as pessoas pouco desconfiam dos perrengues que já passei na vida.
Mas não vem ao caso.
Acontece que dia desses, eu estava no hospital ajudando como posso a minha tia que está com o filho internado há 20 dias ou mais, devido um acidente de trânsito, o que também não vem ao caso.
Estavamos eu, ela, minha avó e o primo doente, óbvio. Não me lembro muito bem qual o assunto, sei que a conversa pendeu para o fato de que minha tia estava com fome naquele momento e a moça da cozinha havia retirado o café da manhã, que ela nem tinha tocado porque não sente fome pela manhã.
Então minha avó sugeriu a ela que guardasse sempre as sobras que pudesse na bolsa.
Sempre gostei do modo como a minha avó conta "causos" como ela mesma diz.
Naquele dia ela começou a me contar que certa vez, um dos treze  filhos dela estava doente e ela o acompanhou no hospital por 9 dias até que ele veio a falecer.
Então ela me dizia, que todos os dias vinha pela manhã 1 pão cortado ao meio e leite com café, a tarde um pão e meio e leite com café.
Ela dizia :
- Então fia, como eu tinha os outros pequenos, eu comia meio de manhã e colocava na "borsa" a outra metade.
-A tarde eu fazia o mesmo, comia meio e guardava um inteiro. Quando vinha alguém me visitar eu dava a sacolinha pra levar pão "pros pequeno", porque eu sabia que "na casa" não tinha. 
-Fazia o mesmo com a Carne que vinha na hora do "armoço" e da janta, a comida eu comia, pois não dava "di levá" mas tudo que eu podia eu guardava pra eles. 
Minha tia interrompe nessa hora com um riso e diz:
- Nunca comemos tanto pão! Carne nem sabiamos o que era.
Eu tentei disfarçar a emoção. Pensei em quantas vezes praguejei por não ter isso ou aquilo e me lembrei de que nunca meus filhos passaram por esta situação.
Minha avó é uma mulher muito sábia, muito sofrida e nada que tenhamos passado de necessidade na vida chega perto de tudo o que eu vi ela passar.
Até poucos anos ela morava numa casinha de chão... Não que more em uma casa linda hoje, mas... 
Me lembro dela chorando dia de natal por não ter o que comer e dar aos filhos, lembro de quantas vezes iamos eu e minhas tias buscar osso no açougue (doado, claro), para ela fazer sopa. Era o que mais se aproximava de carne... Ou então os passarinhos que meus tios, moleques na época, insistiam em matar.
Se fosse contar essas estórias, passaria dias e certamente não contaria tudo...
Tudo isso para dizer o quanto eu sinto pena de pessoas pequenas que querem ser mais do que são, que se importam apenas com o que podem comprar... 
Tudo isso para dizer que sinto muito orgulho da minha avó, das minhas tias e dos meus pais...
Mãe nenhuma merece ver os filhos passar fome.... 

Um comentário: